quinta-feira, 10 de maio de 2012

UML .:Processo de desenvolvimento de software:. parte 2



ALGUNS MODELOS DE CLICO DE VIDA
O desenvolvimento de sistemas de software envolve diversas fases, a maneira como essas fases são encadeadas denomina o tipo de ciclo de vida. Há diversos tipos de modelos de ciclo de vida, os abordados aqui são o modelo em cascata e o modelo iterativo e incremental.



  • Modelo de ciclo de vida em cascata: chamado também de clássico ou linear, nesse modelo as fases sequem em progressão sequencial

Esse modelo de ciclo de vida apresenta alguns problemas como: depois de definido os requisitos, não se pode alterar, pois há uma sequencia a seguir. Devido a complexidade cada vez maior dos sistemas, esse modelo vem sendo pouco utilizado, atualmente os modelos de ciclo de vida mais utilizados são os de abordagem incremental e interativa.

  • Modelo de ciclo de vida iterativo e incremental:  abortagem incentiva a participação do usuário nas atividade de desenvolvimento oque diminui a probabilidade de interpretações erradas em relação aos requisitos e diminui os riscos de desenvolvimento. O processo de desenvolvimento é dividido em ciclos, e em cada ciclo pode-se encontrar as fases de analise, projeto, implementação e testes. Em cada ciclo de desenvolvimento é feito um conjunto de requisitos, gerando versões adicionando novas funcionabilidades e evoluindo o sistema. 


Para que esse modelo de desenvolvimento possa existir deve haver algum mecanismo que divida os requisitos em partes, prioridades.

    • Organização geral de um processo incremental e iterativo: pode ser estudado segundo duas dimensões:
      • Dimensão temporal: processo estruturado em fases e em cada fase há uma interação a cada iteração é produzido um incremento do sistema.
      • Dimensão de atividades: compreende as atividades realizadas durante a iteração de uma fase como : levantamento de requisitos, analise, projeto e etc...
Em cada fase, diferentes artefatos são produzidos, ou artefatos começados em uma fase anterior são estendidos com novos detalhes. Cada fase é concluida com um macro onde um macro é um ponto de desenvolvimento.



Fases delimitados pelos macros são:
  • Concepção: a ideia geral e escopo são desenvolvidos, um planejamento de alto nivel.
  • Elaboração: é alcançado um entendimento inicial de como o sistema sera desenvolvido, dominio de negocio é analisado.
  • Construção: atividade de analise e projeto aumentam em comparação as demais. É decidido se o produto pode ser entregue aos usuários sem que o projeto seja exposto a altos riscos.
  • Transição: usuários são treinados para utilizar o sistema, envolve instalação configuração

FERRAMENTAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
Sistema de software que são utilizados para dar suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento são normalmente chamados de ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering). Caracteristicas dessas ferramentas CASE:
  • Criação de diagramas
  • Geração de código fonte a partir de diagramas
  • Depuração de código fonte
  • Relatório de testes
  • Gerenciamento de versões


IMPORTANTE
Todo o conteúdo deste post, foi baseado e tirado do livro de:
Autor:  Eduardo Bezerra
Livro: Princípios de Análise e projetos de sistemas com UML.
Em nenhum momento a leitura deste post torna indispensável a leitura do livro.

2 comentários:

  1. O que é exatamente a modelagem do sistema?

    ResponderExcluir
  2. Modelagem de sistema é construir modelos do sistema que será feito. Porque modelos ? Pois o custo para ajustar modelos é bem menor do que o sistema em si.

    Ex: Modelos de telas.
    Construindo sem modelos: Imagine eu programando o sistema sem ter noção de como vou montar as telas, ai no meio da programação resolvo muda-las. Olha o tempo e programação perdida.

    Construindo com modelos: Crio os modelos de telas, ajusto e defino elas nos modelos, somente irei programar elas, quando realmente o modelo estiver pronto.

    ResponderExcluir