sexta-feira, 25 de maio de 2012

Iniciando com PHP

PHP
Seu acrônimo é Hypertext Preprocessor, ou seja, linguagem de script open source de uso geral. Sua maior utilização esta associado ao desenvolvimento Web, dentro de sua pagina html, você embutira o código php que será executado toda vez que sua pagina for exibida. O php é interpretado e executado no lado do servidor, apresentando apenas o resultado ao cliente.


As 3 formas de se usar o php é:

  • Websites e aplicações Web
    (script do lado do servidor)

Precisa-se de 3 coisas: PHPServidor Web, Cliente(browser). Provavelmente você já tem um browser(navegador), agora precisa instalar um servidor Web no seu computador. Pode-se também alugar um servidor em alguma companhia, enviar seus scripts php e ver o resultado pelo seu navegador.

  • Scripts para linha de comando
Para criar scripts em linha de comandos você ira precisar do executável de linha de comando, mais informações em:  Linhas de comando

  • Aplicações de desktop (GUI)
Com o php também se pode criar aplicações para desktop com interface gráfica(GUI) usando a exetenção PHP-GTK, para mais informções:  PHP + GTK


Aplicações Web
Como já mencionado para trabalhar com php com aplicações web precisa-se de um servidor web e um cliente(Detalhes). Vamos realizar um exemplo básico, e criar um ambiente de desenvolvimento.
  • O servidor utilizado como exemplo nesse post é o Xampp que pode ser baixado atráves do link Download xampp, instale-o.

  • Após concluir a instalação, execute o xampp e clique em "start" nos serviços em destaque na imagem abaixo


  • Pronto.! O servidor está rodando. Agora iremos realizar o exemplo clássico do Olá Mundo.! Abra o notepad ou qualquer outro editor, digite o código conforme a figura abaixo e salve na pasta htdocs que esta dentro da pasta do xampp, com o nome "Exemplo1.php", oque se deve destacar aqui é a extensão do arquivo que tem que ser ".php", onde todos os arquivos com essa extensão são interpretados pelo servidor.

  • Após salvar, abra seu browser e digite "localhost/exemplo1.php" que ira surgir o nosso 1º exemplo.

localhost: acessa o conteúdo da pasta htdocs.
exemplo1.php: direcionar a abrir o exemplo feito.


Fonte 01
Fonte 02
Fonte 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário