quinta-feira, 24 de maio de 2012

Documentos associados aos casos de uso


O modelo de caso de uso captura os requisitos funcionais e força o desenvolvedor a pensar em como os agentes externos interagem com o sistema. No entanto esse modelo corresponde somente os requisitos funcionais. Outros tipos de requisitos que fazem parte do documento de requisitos  de um sistema não são considerados pelo modelo de caso de uso como:
  • Regras do negócio
  • Requisitos de interface
  • Requisitos de desempenho
Regras de negocio
As regras de negócio constituem uma parte importante dos processos organizacionais porque descrevem a maneira como a organização funciona. As regras de negócio são identificadas na fase de levantamento de requisitos e são documentadas no modelo chamado modelo de regras de negocio, nesse documento as regras são categorizadas com um identificador que as referenciam a determinados casos de uso. Exemplos de regras de negocio:
  • Um cliente do banco não pode retirar mais de R$ 1.000,00 da sua conta por dia.
  • Um professor só pode estar lecionando disciplinas para qual esteja habilitado


Requisitos de desempenho
Um requisito de desempenho define características relacionadas à operação do sistema.



Requisitos de interface
A especificação de requisitos de um sistema pode  também conter uma seção que descreva os requisitos de interface do sistema. Nesse documento o cliente pode definir cor, estilo e interatividade etc. O relacionamento pode ser feito no mesmo estilo da figura anterior.


Caso de Uso e outras atividades do desenvolvimento
O modelo  de casos de uso direciona a realização de varias outras atividades do desenvolvimento.
  • Planejamento e gerenciamento de projeto: o modelo de caso de uso é uma ferramenta fundamental para o gerente no planejamento e controle de um processo de desenvolvimento incremental e interativo.
  • Testes do sistema: Os profissionais  responsáveis pelos testes do sistema utilizam o modelo de caso de uso para planejar as atividades de teste
  • Documentação  do usuário: os manuais e guias do usuário também podem  ser construídos com base no modelo de caso de uso, isso porque esse modelo esta baseado na noção em que o sistema é construído para  se adequar as perspetiva do usuário.



IMPORTANTE
Todo o conteúdo deste post, foi baseado e tirado do livro de:
Autor:  Eduardo Bezerra
Livro: Princípios de Análise e projetos de sistemas com UML.
Em nenhum momento a leitura deste post torna indispensável a leitura do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário