terça-feira, 15 de maio de 2012

UML .:Mecanismos gerais:.



Descrição de mecanismos de uso geral não pela sua importância, mas sim pelo fato de que eles podem ser utilizados na maioria dos diagramas da UML.

Estereótipos
Utilizado para estender o significado de determinado elemento em um diagrama. Os esterótipos definidos pela equipe de desenvolvimento deve ser documentado de forma que sua semântica possa ser entendida sem ambiguidades por toda a equipe que ela seja utilizada.
Os esterótipos podem ser classificados em:

  • Esterótipos gráficos: é representado por ícones que lembre o significado do conceito a que ele esta atribuído











  • Esterótipos de rótulo: representado por um nome delimitado pelos símbolos << e >>, e posicionado próximo ao simbolo. Ex: <<documento>>, <<interface>>, <<controle>>;

Notas explicativas
Utilizadas para definir informações que comenta ou esclarece alguma parte do diagrama. Graficamente as notas são representadas por retângulos com uma "orelha".
Importante notar que, ao contrario dos esterótipos, as notas textuais não modificam nem estendem o significado do elemento ao qual estão associadas. Elas servem somente para explicar algum elemento do modelo sem modificar sua estrutura ou semântica. Notas devem ser utilizadas com moderação, pois o excesso dela pode deichar os modelos carregados em excesso graficamente.

Etiquetas
Os elementos gráficos de um diagrama possuem propriedades pré definidas,Ex: uma classe possue um nome. Além das propriedades predefinidas, podem se também definir outras propriedades para determinados elementos de um diagrama através de etiquetas. Uma etiqueta pode ser definida utilizando-se uma das três forma alternativas apresentadas na figura abaixo.


 Exemplo do uso de etiquetas:



IMPORTANTE
Todo o conteúdo deste post, foi baseado e tirado do livro de:
Autor:  Eduardo Bezerra
Livro: Princípios de Análise e projetos de sistemas com UML.
Em nenhum momento a leitura deste post torna indispensável a leitura do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário