terça-feira, 26 de junho de 2012

Tecnologias WEB





WEB SERVICE
É o nome dado à tecnologia que permite a comunicação entre aplicações de maneira independente de sistema operacional e de linguagem de programação. Sendo uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes permitindo-as enviar e receber dados em um formato XML, não importando a linguagem da aplicação pois, como já dito, esta é traduzido para XML.

Os web services são baseados em 4 protocolos:

  • SOAP
É um procolo projetado para invocar aplicações remotas através de RPC (Remote Procedure Calls - Chamadas Remotas de Procedimento) ou trocas de mensagens, em um ambiente independente de plataforma e linguagem de programação. SOAP é, portanto, um padrão normalmente aceito para utilizar-se com Web Services. Características:
    • Normalmente utiliza HTTP como protocolo de transporte.
    • baseado em XML para a troca de informações





Resumidamente: SOAP foi desenhado para encapsular e transportar chamadas RPC utilizando recursos do XML sobre o HTTP.

  • WSDL: é um documento em XML que descreve os protocolos que podem ser utilizados para acessar o web service, ou seja, é onde um web service deve colocar as suas definições, como: interface, operações, esquemas de codificação, URL de acesso, nome do Web service, etc.

  • UDDI : define uma maneira padrão de os web services publicarem informações e anunciarem seus serviços. O UDDI é basicamente um diretório de web services que oferece às empresas uma maneira fácil de registrar e localizar serviços.

  • XML: é uma linguagem de marcação de dados, usada para criar documentos com os dados organizados hierarquicamente. O XML é semelhante ao HTML, enquanto o HTML trata da aparência ou seja layout das paginas, o XML descreve o seus conteúdos.
Exemplo XML receita de Pão:



DHTML
Dynamic HTML é um termo dado a um conjunto de tecnologias que estão interligadas tornando as paginas web dinâmicas. O DHTML pode combinar diferentes tecnologias como: Javascript, CSS, HTML entre outros, buscando tornar as paginas mais dinâmicas possíveis.

Então: DHTML não é linguagem é apenas um "termo" dado para um site quando o mesmo utiliza diferentes tecnologias para tornar suas pagina dinâmica,

CSS
Sigla de Cascading Style Sheets é um mecanismo para adicionar estilos nos documentos WEB. A vantagem é que o CSS separa a marcação HTML, da apresentação do site, onde o HTML cuida somente da estrutura do site e o CSS com a responsabilidade do visual do mesmo.


Fontes:
Fonte 01
Fonte 02
Fonte 03
Fonte 04
Fonte 05
Fonte 06
Fonte 07
Fonte 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário