terça-feira, 5 de junho de 2012

Modelo Entidade relacionamento - Parte 01







Modelo Entidade-Relacionamento (E-R)
É o modelo lógico baseado em objetos mais usado no mercado, por ser simples e eficiente. Tem como ideologia básica a percepção do mundo real representando-a através de uma coleção de objetos chamados de entidade e os relacionamentos, são apresentados no diagrama entidade-relacionamento (DER).


Definição dos elementos

  • Entidade
Tem como forma um retângulo e representa substantivos concretos ou abstratos. Cada entidade apresenta objetos com as mesmas características, onde todo objeto pertencente a uma entidade é chamado de instância. 
Exemplo, em um escola existem diferentes tipos de funcionários, todos são apresentados pela entidade funcionários, onde terão diferentes instancias de funcionários, como professor, diretor e etc,, a sua representação no modelo E-R ira representar através da entidade "FUNCIONÁRIOS"


    • Entidade Fraca: denomina-se entidade fraca quando um determinada entidade só existe em função de outra. No exemplo a entidade dependente é uma entidade denominada fraca.

  • Relacionamentos
São representados através de losangos ligados por linhas aos retângulos que representam as entidades e tem o objetivo de relacionar as entidades.


Quando quisermos nos referir a associações particulares dentro de um conjunto, vamos nos referir a ocorrências de relacionamentos que podem ser melhor representadas através do diagrama de ocorrências. No exemplo a entidade "Funcionário" tem N relacionamentos com a entidade "funcoes" e vice-verse.


Não necessariamente um relacionamento associa diferentes entidades, determinados casos exigem um auto-relacionamento, adicionando o conceito adicional de papel da entidade no relacionamento. Exemplo:



    • Cardinalidade dos relacionamentos
Propriedade importante de um relacionamento é o numero de ocorrências que uma entidade pode estar associada a uma determinada ocorrência de relacionamento.
    • Cardinalidade máxima: É o numero máximo de associações que uma instancia de objeto pode estar associada a um relacionamento que pode ser 1(uma) ou N(muitas).
Exemplo: A instancias da entidade "Funcionários" podem ter no máximo 1 departamento, e as instancias de departamento podem ter muitos funcionários, essa definição no DER fica como a figura abaixo.

    • Cardinalidade Mínima

Alem do numero máximo de ocorrência pode-se estabelecer o numero mínimo de ocorrências de determinada entidade que podem ser 0 (zero) ou 1(um). A cardinalidade 1 também recebe a denominação de "associação obrigatória", indicando que o relacionamento deve associar um ocorrência de entidade. A cardinalidade 0 (zero) indica que a associação é opcional ou seja "associação opcional". No exemplo a entidade empregado deve estar obrigatoriamente com um mesa, mas a mesa não precisa ter um empregado.


    • Classificações de relacionamentos
      • Relacionamento Binário: envolve duas entidades ou uma dependendo das ocorrências de relacionamento e suas cardinalidades podem ser: n:n (muitos-para-muitos), 1:n (um-para-muitos) ou ao contrario, 1:1(um-para-um)
      • Relacionamento ternário: cada ocorrência de relacionamento esta associada a três entidades

  • Atributos
 São as propriedades ou características da entidade que estão associadas a um domínio de valores que pode ser números inteiros, reais, caracteres, etc. Há diferentes tipos de associação dos atributos as entidades, o apresentado aqui é por uma linha reta como:




 Cada instancia da entidade possui um coleção de atributos, onde existem diferentes tipos de atributos como na imagem acima.

    • Atributo simples: representa uma única característica não apresentando nada em especial. exemplo


    • Atributo Composto ou  concatenado: tem conteúdo formado por mais de um item. Exemplo

    • Atributo identificador ou  Chave Primária : é o atributo que define univocamente uma instancia dentro da entidade, ou  seja, dentro da entidade cada instancia terá seu valore diferente e particular. Representa por um circulo preto.


    • Chave Estrangeira: atributo que se identifica com a chave primaria de outra entidade, referenciando.




Generalização/especialização
Conceito onde é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências de uma entidade genérica. É representado por um triangulo isósceles. "Associada ao conceito de generalização/especialização está a idéia deherança de propriedades. Herdar propriedades significa que cada ocorrência daentidade especializada possui, além de suas próprias propriedades (atributos,
relacionamentos e generalizações/especializações), também as propriedadesda ocorrência da entidade genérica correspondente."








Referências:
Senac, DN. Modelagem de Dados / Antonio Ricardo de Oliveira; Leila Maria Pilnheiro Fernandes; Gild Aché Taveira. Rio de Janiero: Ed. Senc Nacional,

HEUSER, Carlos A. Projeto de Banco de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

Um comentário: