sexta-feira, 1 de junho de 2012

Arquitetura cliente-servidor multicamadas

A arquitetura cliente servidor é  um modelo computacional que se interliga através de uma rede de computadores. A estação cliente jamais se comunica diretamente com o servidor de banco de dados, mas sim com a camada intermediaria da aplicação que fica responsável por fazer a ligação com o banco de dados.

Cliente: Representa um computador que consome serviços de outro computador (servidor)
Servidor: Representa um computador que fornece serviços a outros computadores(clientes)

Esta arquitetura é muito usada em sistemas web. Onde  se cria uma aplicação, disponibiliza-a em um servidor, com um conexão a um banco de dados localizado em outro servidor. Os clientes acessam o servidor da aplicação pelo browser e a usufruem normalmente do sistema.



Algumas bibliografias dividem essas camadas em:

  • Apresentação: camada localizada na estação do cliente fazendo a interação com o sistema.
  • Regras de negócio: responsável por interagir e tratar o banco de dados, sendo a única camada que pode fazer essa interação. Onde a aplicação fica com todas as regras do negocio e como são tratadas.
  • Banco de dados: onde fica localizado o Sistema gerenciador de banco de dados, conhecido também como camada de dados.


Comunicação entre as camadas
Toda a comunicação entre as camadas é feita através dos  protocolos de transporte. As duas formas de estabelecer uma ligação cliente-servidor é através dos protocolos de transporte:

  • TCP: orientado a conexões, onde o cliente estabelece uma conexão com o servidor e ambos trocam mensagem de tamanho variado. A aplicação do cliente é quem termina a sessão.
  • UDP: não é orientado a conexão, o cliente constrói uma mensagem e a envia num pacote UDP para o servidor, que responde sem estabelecer uma conexão permanente.


Fontes:
MENDES, Antonio. Arquitetura de Software: desenvolvimento orientado para arquitetura. Editora Campus. Rio de Janeiro - RJ, 2002.

7 comentários:

  1. Olá amigo..
    O foco principal do blogger e coloca uma semente na cabeça de cada um despertando algum tipo de interesse, se veio buscando sanar dúvidas, talvez não seja o melhor lugar. Pesquisa a fundo depende de você. Não posso pegar, mascar e comer por todo mundo!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisar assuntos não se limita a olhar um único site, e sim um conjunto deles. Esta matéria foi o ponto de partida para a minha pesquisa.

    Todo conteúdo é aproveitado, de uma forma ou de outra.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Resumiu bem o que eu estava pesquisando.

    ResponderExcluir
  4. fazer trabalho para outras pessoas, vão estudar cambada de vagabundo!

    ResponderExcluir