sexta-feira, 30 de março de 2012

Topologia de redes locais e padrões de comunicação de redes Ethernet



TOPOLOGIA DE REDES
Podemos definir como a maneira como as estações de trabalhos se distribuem e se conectam na rede. A topologia física esta diretamente ligada ao layout da rede, mostrando como os nós (computadores) estão distribuídos, enquanto a topologia logica esta ligada ao fluxo de dados através da rede. Cada topologia tem suas características particulares que se diferenciam uma da outra e são utilizadas em determinadas situações.




PONTO a PONTO
A topologia básica, une duas estações de trabalho com uma performance muito boa.



BARRAMENTO
Consiste em ligar varias estações de trabalho a um mesmo barramento físico, cabo coaxial. Todas as estações utilizam o mesmo meio de comunicação, quando um nó (estação de trabalho) envia uma informação para outro computador essa  informação  percorrera todos os nós mas só o nó com o endereço de destino aceitara o mesmo. Em cada extremidade do barramento quando não há um nó existe um resistor que tem a finalidade eliminar a informação e  evitar que volta para o meio. Atualmente a topologia esta obsoleta.



ANEL
Semelhante a topologia em barramento, a topologia em anel se liga nas extremidades formando um circulo completo. Cada nó repassa a informação pro outro, repetindo-a até chegar ao destino. Nessa topologia para um  nó poder enviar alguma informação ele precisa estar de posse do token(ficha), esse token passa de nó em nó perguntando se deseja enviar algo, realizando o circulo completo. Se a ficha estivar vazia o nó poderá enviar, caso não esteja, a ficha vai até o nó de destinho passando de um por um da mesma maneira, caso a ficha não encontre o nó a ficha completara um volta e chegara ao nó remetente no qual realiza a limpeza da ficha.


IMPORTANTE: Essa topologia é apenas implemental logicamente, fisicamente utilizam um concetrador chamado de MAU(Multistation Acess Unit), funciona semelhante a um hub porem especifico para redes Token Ring (anel)

Vantagens do MAU:
  • Cada nó necessita ter apenas um cabo de rede e não dois.
  • Adicionar nova maquina na rede bem mais acessível.

A diferença básica entre o MAU e o HUB é que no hub transmite para todas as maquinas, já o mau transmite apenas para a próxima.


FDDI
Semelhante a topologia em anel  porem em anel duplo que operam em sentido contrario. O anel principal funciona normal, o segundo é apenas acionado caso aconteça algum problema na rede. Nas rede FDDI se uma maquina parar de funcionar, a rede não para como acontece na topologia em anel. Ela pode se reconfigurar excluindo o nó problemático. O processo de detecção de falha chama-se BEACOMING.




TOPOLOGIA ESTRELA
Esta topologia  tem um concentrador central que pode ser um hub ou switch onde todas as estações de trabalha estão conectadas. Um ponto extremamente importante é que essa topologia não para de funcionar se algum cabo apresentar defeito  (oque acontece com as topologias anel, barramento e todas que tem apenas um meio ligando varias estações), quando acontece algum problema de cabeamento, apenas a maquina ligada a tal cabo para de funcionar.






IMPORTANTE:  A topologia estrela que tem como concentrador  um hub é diferente da que tem um switch. Fisicamente ambas serão estrela, a mudança ocorre logicamente, pois como um hub envia sinal para todas as estações da rede oque era pra ser em estrela  a ser uma topologia linear LOGICAMENTE falando. Com Switch a rede é estrela tanto fisicamente como logicamente.


COMPARAÇÕES:
Nas minhas pesquisa encontrei duas tabelas que esclarecem a duvida de muitos. A primeira tabela faz um comparação entre algumas redes


a segunda fala sobre as mídias de transmissão:


Tanenbaum, Andrew. Redes de Computadores Curso Completo. Campus, 2003.
Fonte 01
Fonte 02
Fonte 03
Fonte 04
Fonte 05

Um comentário: