quinta-feira, 9 de maio de 2013

Banco de dados - Tipos de dados.





Em banco de dados relacionais e relacionais estendidos, as informações são armazenadas em tabelas. Cada tabela poderá conter várias colunas, as quais armazenarão os dados. A cada coluna, existira um tipo de dados associado. As informações podem se referir a códigos, nomes, datas e valores. Cada uma dessas informações possui um tipo específico e, para que sejam armazenadas adequadamente, os campos responsáveis devem suportar esses tipos de dados.

O tipo de dados de cada coluna é definido durante a criação da tabela. O padrão da SQL,   assim como outros, define vários tipos de dados simples. Permite, também. que o usuário defina tipos de dados próprios, a partir de composições dos tipos definidos na linguagem. 


Cada Banco de dados possui nomenclatura própria para definir campos, assim como a capacidade de armazenamento. A seguir, listaremos os tipos de dados suportados por cada um dos bancos de dados, tornando, assim, mais fácil a tarefa de migrar o código de um sistema para outro, considerando a compatibilidade e correspondência dos tipos de dados








Exemplo da criação de uma tabela em um banco de dados MYSQL.


Mais sobre SQL:  AQUI.!


Fonte
As imagens apresentando os tipos de dados foi tirado de um guia de referencia muito bem elaborado de Renata Miyagusku, que tem por nome: Curso prático de SQL. Versão online: Clique AQUI!
Em nenhum momento este post substitui a leitura do manual.

Outro guia consultado foi o de Rógerio Luís  de C. Costa, SQL Guia prático, Verão Online: Clique AQUI !
Em nenhum momento este post substitui a leitura do manual.

Imagem : Imagem



Um comentário: