Oque é LVM ?
LVM (Logical Volume Manager) é um gerenciador de volumes lógicos que usa um método de alocar espaço do disco rígido em volumes lógicos com o sistema operacional em uso, facilitando assim o processo de redimensionamento, sem precisar formatar o disco, ao contrario das partições.
Normalmente, se define o tamanho das partições no momento da instalação do sistema, requerendo que o administrador tenha um planejamento prévio da quantidade máxima de dados que a partição virá a armazenar no futuro. Quando esse espaço de disco excede ele terá que reparticionar ou se utilizar de artifícios para aumentar o tamanho da partição. Com a tecnologia LVM consegue-se criar, excluir, redimensionar e expandir partições com o sistema operacional em uso e assim evitando reformatar o mesmo.
FUNCIONAMENTO
O LVM não abriga as informações sobre as partições na tabela de partição, ele escreve suas informações em separado e mantém o controle sobre a informações das partições. Quando você ficar sem espaço é só informar o LVM que ele ira expandir a partição desejada e pronto.
CONCEITOS
Estrutura
A base do sistema LVM temos conectados ao computados os disco rígidos, depois temos as camadas:
- PV (physical volume): Volumes físicos são as partições alocadas para o LVM. Cria-se um UUID que é um identificador único para cadas volume físico. O LVM irá conhece-los como proprietários das Extensões Físicas (Physical Extensions - PE)
- VG (Volume group): É o agrupamento de varios PVs ou PE.
- LV (Logical Volume): Podendo ser grosseiramente chamados de partições, aqui se formata e monta o sistema de arquivos no Linux, essa camada é a unica realmente acessível ao usuário.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
- Vantagem: é permitir o redimensionamento das áreas de modo dinamico, com o sistema sendo utilizado.
- Desvantagem: Por ser um disco virtual a recuperação de dados em eventual pane é prejudicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário