terça-feira, 26 de junho de 2012

Tecnologias WEB





WEB SERVICE
É o nome dado à tecnologia que permite a comunicação entre aplicações de maneira independente de sistema operacional e de linguagem de programação. Sendo uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes permitindo-as enviar e receber dados em um formato XML, não importando a linguagem da aplicação pois, como já dito, esta é traduzido para XML.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Noções de Arquitetura de Computadores - Parte 01






Por mais que a relação seja estreita, existe diferenças básicas entre Arquitetura de computador e Organização de computadores. A arquitetura esta mais ligada aos atributos do sistema, ou seja, atributos que tem impacto sobre a maneira de como as logicas são executadas no sistema, sendo visíveis para os programadores, exemplo: técnicas de endereçamento de memória, mecanismos de entrada e saída. A organização de computadores trata das unidades computacionais e a maneira como são interconectas formando o sistema computacional, exemplo: interfaces entre computador e periféricos, tecnologia na memória utilizada, sinais de controle.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

IDS ou SDI(Sistema de detecção de intrusos)


IDS ou SDI
Sistema de detecção de intrusos (Instrusion Detection System) esta ligado as técnicas utilizadas para descobrir quando uma rede esta sendo acessada por indivíduos não autorizado ou realizando algo ilegal. Mais especificamente, um IDS é um "sistema" que tenta detectar ataques ou usos impróprios e alerta o responsável pela rede do acontecimento.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conceitos básicos - tecnologia da informação



conceitos básicos para não acontecer como na charge.

Autenticação 
Mecanismo que tem o objetivo de garantir que usuários de algum tipo de sistema se identifiquem, autenticando-o e confirmando sua identidade. 
Nos sistemas com controle de acesso são usados identificadores que tem o objetivo de provar/validar que tal usuário é quem diz que é;

terça-feira, 5 de junho de 2012

Modelo Entidade relacionamento - Parte 01







Modelo Entidade-Relacionamento (E-R)
É o modelo lógico baseado em objetos mais usado no mercado, por ser simples e eficiente. Tem como ideologia básica a percepção do mundo real representando-a através de uma coleção de objetos chamados de entidade e os relacionamentos, são apresentados no diagrama entidade-relacionamento (DER).

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estrutura de dados


O computador com sua finalidade de armazenar e processar um grande numero de dados, deve ter uma maneira de organiza-los no armazenamento para que tudo não se torne num caos. Isso torna extremamente importante a maneira como é feito o armazenamento. Inicialmente sabemos que toda informação no meio computacional é armazenada em posições( ou endereços) de memoria onde cada informação ocupa uma ou mais posições de memoria.

Arquitetura cliente-servidor multicamadas

A arquitetura cliente servidor é  um modelo computacional que se interliga através de uma rede de computadores. A estação cliente jamais se comunica diretamente com o servidor de banco de dados, mas sim com a camada intermediaria da aplicação que fica responsável por fazer a ligação com o banco de dados.