sexta-feira, 30 de março de 2012

Topologia de redes locais e padrões de comunicação de redes Ethernet



TOPOLOGIA DE REDES
Podemos definir como a maneira como as estações de trabalhos se distribuem e se conectam na rede. A topologia física esta diretamente ligada ao layout da rede, mostrando como os nós (computadores) estão distribuídos, enquanto a topologia logica esta ligada ao fluxo de dados através da rede. Cada topologia tem suas características particulares que se diferenciam uma da outra e são utilizadas em determinadas situações.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Identificação de equipamentos de rede e suas apliações




Para o funcionamento de um rede de computadores necessitamos alem de configurações adequadas, equipamentos do tipo: hub, switch, roteador, repetidor e etc.. Cada um tem suas particularidades e funções especificas em determinados tipos de rede. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Gerenciamento de usuários, grupos e privilégios




Gerenciamento de usuários
Visa controlar todos os usuários que de certa maneira manipulam o sistema operacional. Esse gerenciamento tem como objetivo, entre outros, manter a integridade dos dados manipulados por determinado usuário. Imagine um meio digital onde vários usuários usufruem de apenas um computador, cada um deles tem seus documentos pessoais, no qual somente o proprietário deva acessar, manipular, e alterar. Uma maneira de controlar isso é criar um usuário para cada um, limitando oque cada um pode acessar no sistema.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Sistemas RAID


Sistemas RAID (Redundant Array of Independent Disks) : Matriz redundante de discos independentes, trata-se de uma solução computacional onde se cria um sistema de armazenamento utilizando-se dois ou mais discos individuas trabalhando em conjunto, aumentando a segurança e o desempenho.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Gerenciador de volume lógico - LVM





Oque é LVM ?

LVM (Logical Volume Manager) é um gerenciador de volumes lógicos que usa um método de alocar espaço do disco rígido em volumes lógicos com o sistema operacional em uso, facilitando assim o processo de redimensionamento, sem precisar formatar o disco, ao contrario das partições.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Criação e gerenciamento de partições - Linux

A tarefa inicial quando se deseja instalar um sistema  operacional é preparar o disco rígido, criando  uma estrutura pré-definida, para que se possa armazenar os dados. Isso deve ser principalmente usado quando se deseja instalar mais de um sistema operacional. 


Especificando.

  • Formatando disco
Etapa em se formata("limpa") setores e trilhas no disco. ^-^

Figura 1 - Estrutura de disco



"Um desenho vale por mil palavras" 



terça-feira, 20 de março de 2012

Sistema de Arquivos Linux



Oque é um sistema de Arquivos ?
Sistema de arquivos é maneira como os dados são organizados no meio de armazenamento. O sistema de arquivos é uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso aos dados numa partição. Não sendo possível ter dois ou mais tipos de sistema na mesma partição.

segunda-feira, 19 de março de 2012

.:Introdução a Banco de dados:.



Oque é um Sistema de Banco de Dados ?
  • Podemos com total liberdade mencionar um sistema de banco de dados como sendo, algum meio computadorizado no qual é usado para  armazenar dados, propositando  ao usuário encontra-los e altera-los quando desejar.